22/05/24 às 18h18
Atualizado em 11/01/25 às 03h49
Visualizações: 379
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Renato e Aline Openkoski, responsáveis pela campanha “AME Jonatas”, foram detidos na tarde desta quarta-feira (22) em Joinville. A ação foi conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami). O casal, que já realizou os exames de corpo de delito, enfrenta condenações que somam 71 anos de prisão, sendo 27 anos para Aline e 44 para Renato. As penas foram definidas em 2022, mas ainda cabe recurso nos tribunais superiores (STJ e STF).
A campanha “AME Jonatas” foi iniciada em 2017 para arrecadar fundos para o tratamento de Jonatas Henrique Openkoski, diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. O tratamento, que envolvia o medicamento Spinraza, custava inicialmente R$ 3 milhões. Durante a mobilização, os pais conseguiram arrecadar mais de R$ 4 milhões. No entanto, Jonatas faleceu em janeiro de 2022 aos 5 anos, após uma parada cardiorrespiratória.
Além das prisões, a Justiça determinou a destinação dos bens apreendidos da família. Itens pessoais, como roupas e eletrônicos, serão leiloados ou doados a entidades beneficentes de Joinville. Bens de maior valor, incluindo itens doados por atletas e artistas à campanha, serão repassados a outras iniciativas assistenciais. Um veículo da família também será vendido, com o valor destinado a uma entidade social da cidade focada no cuidado e tratamento de crianças com deficiência.
Fonte: NSC
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje