Casos suspeitos de coronavírus na região são descartados em exame

29/01/20 às 21h21
Atualizado em 12/04/25 às 01h28
Visualizações: 58

Os dois casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (29), foram descartados em exame laboratorial, informou a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). Trata-se de um casal que mora em São José, diagnostigado com gripe (Influenza B).
Nesta quarta, o Ministério da Saúde informou que pode haver divergência entre os dados do governo federal com os das Secretarias Estaduais de Saúde porque dos boletins constam informações coletadas até o final da manhã, e que os casos descartados entre 12h e 16h vão estar no boletim do dia seguinte.
Outros sete casos suspeitos foram detectados no país nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Ceará.
Um plano de contingência para síndrome respiratória aguda grave para atender e identificar casos suspeitos, foi ativado pela Dive/SC na terça-feira (28). O órgão ainda recomendou que a população evite viajar para a China, local de maior concentração da doença e onde o vírus se originou. Isso porque não existe, até o momento, vacina para prevenir a infecção.

RECOMENDAÇÕES
O médico infectologista da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Gaudenzi, explica que a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. “As medidas de prevenção são as mesmas adotadas para outros vírus respiratórios como o influenza, por exemplo, que são: lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência”, alerta.

Getsites