Cavalgada rumo a santuário em SC termina com morte e denúncias de maus-tratos

03/09/25 às 11h11
Atualizado em 03/09/25 às 17h28
Visualizações: 21

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um passeio tradicionalista em Nova Trento, no Vale do Itajaí, terminou em tragédia no último sábado (30). A cavalgada em direção ao Santuário de Santa Paulina resultou em feridos, uma morte e denúncias de maus-tratos a animais.

Durante o trajeto, uma carroça caiu de um barranco de cerca de 20 metros no bairro Vigolo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e contou com o apoio do helicóptero Arcanjo. Um homem de 61 anos, que apresentava ferimentos na cabeça, foi resgatado consciente e encaminhado ao Hospital Azambuja.

Segundo informações do prefeito de Nova Trento, outro participante da cavalgada sofreu um infarto durante o evento e não resistiu.
Maus-tratos a cavalos

Além dos acidentes, protetores da causa animal denunciaram situações de maus-tratos registrados em vídeo. Cavalos foram encontrados amarrados à beira da estrada, sem acesso a água ou comida. A Polícia Militar confirmou que um dos animais apresentava ferimentos na boca, além de sinais de fome e sede.

Outras imagens mostraram cavalos com dificuldades para subir os morros íngremes da região.
Prefeitura promete regulamentação

Em nota, a Prefeitura de Nova Trento afirmou que não organiza nem incentiva esse tipo de evento e informou que estuda um projeto de lei para regulamentar as cavalgadas no município, com regras claras e penalidades em casos de abuso.

Ainda segundo o prefeito, os responsáveis pelos maus-tratos não devem ficar impunes, já que vídeos e registros estão sendo utilizados em investigações.

Fonte: ND+

Getsites