Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

17/05/24 às 18h18
Atualizado em 20/06/24 às 12h04
Visualizações: 251

Meteorologistas, incluindo Ronaldo Coutinho, preveem um cenário preocupante para o Vale do Itajaí com a aproximação de uma frente climática que poderá trazer quantidades significativas de chuva para a região.

Os modelos meteorológicos indicam que entre a noite de sexta-feira e o domingo, a área pode receber de 75 a mais de 150 milímetros de precipitação, com potencial para causar impactos consideráveis.

A chuva, que se intensificará particularmente entre a noite de sexta-feira e o domingo, afetará principalmente o oeste, o meio-oeste e o centro do subestado, e será especialmente severa no Vale do Itajaí. "O vale que preocupa, de todas as regiões a que preocupa mais aqui é o Vale do Itajaí," alerta Coutinho em seu relatório.

A preocupação é acentuada pelo fato de que uma parte significativa dessa chuva cairá em áreas não protegidas por represas, fluindo diretamente para os rios, incluindo o Rio Itajaí-Açu. Com os rios atualmente em níveis baixos, eles começarão a receber um grande volume de água, aumentando rapidamente o risco de transbordamentos, deslizamentos de terra e alagamentos pontuais.

Os municípios ao longo do Vale do Itajaí, como Rio do Sul e Blumenau, devem ficar

Fonte: Jornal Razão

Getsites