28/03/24 às 19h19
Atualizado em 09/01/25 às 20h05
Visualizações: 87
Foto: Arquivo/Divulgação
Em resposta ao surto de dengue que assola Santa Catarina, o Ministério da Saúde anunciou que 19 novos municípios, incluindo Tijucas, São João Batista, Nova Trento e Canelinha, na região do Vale do Rio Tijucas, receberão doses da vacina contra a doença.
Distribuição Emergencial
Atualmente, 13 cidades do Norte do estado já estão oferecendo o imunizante. No entanto, apenas 22% do público-alvo, composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, foram vacinados no primeiro mês de aplicação.
Situação de Emergência
Santa Catarina encontra-se em estado de emergência devido à dengue. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 25.707 casos da doença e 38 mortes somente neste ano.
Redistribuição das Doses
As doses que serão enviadas não são novas, mas sim remanejadas, com prazo de vencimento em 30 de abril. Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), ressaltou a importância de evitar o vencimento das vacinas: "Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados".
Logística de Distribuição
A data exata para a chegada das doses às novas cidades ainda não foi determinada, pois depende da logística de distribuição. Na primeira etapa, foram priorizadas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os municípios vizinhos com casos de dengue tipo 2. Em Santa Catarina, Joinville foi a escolhida, por ser a cidade mais populosa e apresentar o maior número de casos e mortes.
Fonte: Vipsocial
Mais lidas de hoje