Colapso da BR-101 na região: grupo debate e quer solução definitiva

07/09/23 às 19h19
Atualizado em 19/11/24 às 01h39
Visualizações: 256

Fotos: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano promoveu uma audiência pública nesta semana para discutir o colapso na malha viária catarinense, com foco especial no trecho da BR-101 entre Governador Celso Ramos e Barra Velha. O evento reuniu representantes da sociedade civil, autoridades estaduais e federais em busca de soluções para a crítica situação.
Entre os principais encaminhamentos da audiência, destacou-se a mobilização da sociedade civil, liderada pelo Parlamento catarinense, para exigir do Governo Federal medidas urgentes e obras estruturantes na rodovia. Dentre as ações propostas, estão a construção de vias marginais, terceira pista, viadutos e melhorias nos acessos em todo o trecho.
O deputado Emerson Stein (MDB), proponente do debate, enfatizou a importância da reunião, que teve como base os constantes engarrafamentos e acidentes na BR-101, especialmente no sentido norte. "Os congestionamentos prejudicam não só o dia a dia das pessoas que trabalham e moram na região, mas também a economia e o turismo catarinense", avaliou.
A situação crítica da malha viária catarinense, com foco na BR-101, foi reconhecida de forma unânime pelos participantes. Esta rodovia é considerada a principal do país e do estado, atravessando 32 municípios catarinenses e desempenhando um papel crucial no crescimento econômico, turístico e populacional de Santa Catarina.
Na reunião, Antônio Cesar Ribas Sás, representante da empresa Arteris, mencionou estudos para ampliar a capacidade da BR-101, incluindo a implantação de terceira e até quarta faixas em trechos críticos. Ele ressaltou que essas ações não seriam soluções definitivas, mas proporcionariam rápida melhoria.

Fonte: Vipsocial

Getsites