30/09/24 às 19h19
Atualizado em 31/10/24 às 01h05
Visualizações: 8
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou, nesta segunda-feira (30), o Curso de Noções de Primeiros Socorros, destinado a profissionais da educação. Com foco em preparar esses profissionais para lidar com emergências comuns nas escolas, o curso é alinhado à Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que visa aumentar a segurança de crianças após a morte de um aluno por engasgo durante uma excursão escolar. O tenente-coronel Túlio Tartari Zanin destacou a urgência dessa formação, já que mais de 2 mil crianças entre 0 e 9 anos perderam a vida no Brasil devido a obstruções das vias aéreas nos últimos 15 anos.
O curso, que é gratuito e acessível pela plataforma de ensino à distância do CBMSC, abrange seis módulos com um total de 20 horas de aprendizado. Além da desobstrução das vias aéreas, os tópicos incluem segurança e prevenção, avaliação de cena, emergências respiratórias, ressuscitação cardiopulmonar, hemorragias e choque. Embora voltado inicialmente para educadores, a capacitação está aberta a qualquer interessado em adquirir conhecimentos em primeiros socorros, e os participantes recebem um certificado ao final do curso.
A iniciativa reforça o compromisso do CBMSC em educar a comunidade e preparar cidadãos para responder adequadamente em situações de emergência. “A educação à distância nos permite compartilhar conhecimento com toda a população, capacitando-a para a primeira resposta em emergências e o acionamento correto das equipes de socorro,” concluiu o tenente-coronel Zanin.
Mais lidas de hoje