Defesa Civil e Epagri/Ciram avaliam cenário do tempo para os próximos dias

03/06/17 às 19h19
Atualizado em 23/01/24 às 21h51
Visualizações: 24

 Preocupados com o cenário de chuva persistente e solo encharcado em Santa Catarina, a secretaria de Estado da Defesa Civil de e o Ciram, se reuniram nesta sexta-feira, 2, na sede da Epagri, para avaliar as previsões dos próximos dias. Conforme a meteorologista Gilsânia Cruz, a próxima semana indica chuva a partir de domingo, 4, e segue até quinta-feira, 8.

“Essa chuva começa no Oeste e pode vir acompanhada de temporais localizados. Os valores variam entre 150 e 230 mm de chuva, dependendo da região. As pessoas devem acompanhar a previsão do tempo diariamente porque os valores e previsão podem mudar”, explica Gilsânia.

O meteorologista Marcelo Martins complementou dizendo que o equivalente de chuva para a semana que vem, equivale a um mês e meio. “Ou seja, o volume de chuva em seis dias, será o previsto para todo o mês de junho e parte de julho. Lembrando que maio, teve um total de chuva até 450 mm acima do normal em algumas regiões. Não chovia tanto assim há 25 anos”, acrescenta.

Monitoramento da Defesa Civil

Diante das informações dos meteorologistas, a Defesa Civil de Santa Catarina continua com a emissão de avisos e ou alertas. O gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, diz que várias Regiões estão com a situação hidrológica crítica, por ter níveis dos rios elevados. “Estamos monitorando essas situações e acompanhando as previsões com a Epagri/Ciram. Nossa preocupação também é com o risco de deslizamentos que podem acontecer, pois o solo está bastante encharcado e há previsão de mais chuvas. Pedimos para as pessoas que moram em áreas de risco atendam o pedido da defesa civil e se haver necessidade, procure abrigo ou casa de parentes de forma preventiva”, esclarece.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Fabiano de Souza, ressalta o trabalho preventivo que a defesa civil fez durante as semanas que passaram. Lembrou que o serviço vai continuar. “Diante de todo o trabalho da Epagri/Ciram realiza e nos informa com antecedência, deu tempo de comunicar os municípios e eles empreenderem esforços para retirar os moradores que estavam nas áreas mais baixas para abrigo. Se não houvesse essa ação antecipada, elas seriam afetadas”, ressalta. O secretário comenta que o trabalho preventivo continua na semana que vem junto com as coordenadorias regionais e municipais da Defesa Civil.

Informações e Fotos: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

Getsites