Dois ciclones em sequência derrubam temperaturas no Sul do Brasil nos próximos dias

15/07/21 às 20h20
Atualizado em 28/07/21 às 17h57
Visualizações: 441

Autor Silvio Matheus


Segundo informações do site especializado em meteorologia, MetSul, dois ciclones em sequência devem levar massa de ar polar para o Rio Grande do Sul nos próximos dias e ventos fortes para a Argentina e o Uruguai. Por conta da presença dos ciclones, as temperaturas devem cair nos próximos dias.

O primeiro ciclone se forma entre esta quinta-feira (15) e a sexta-feira (16) no Oceano Atlântico a uma distância relativamente grande do continente. A presença desse ciclone deve levar uma frente fria que vai avançar pelo Sul do Brasil.

A previsão é que o ciclone leve ar frio, mas vento fraco e moderado, com ocasionais rajadas mais fortes no Leste gaúcho.

Já o segundo ciclone ocorre no final de semana e atuará na costa da Argentina e seguir para o Leste do Uruguai, antes de se distanciar do continente. Este segundo fenômeno será responsável por um reforço de ar frio com o ingresso de ar gelado no Sul do Brasil no final de semana.

Previsão do tempo para Santa Catarina

Nesta quinta-feira (15), a passagem de uma frente fria muda as condições de tempo em SC. A chuva começa nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul já pela manhã e se espalha para as demais regiões entre a tarde e a noite. Não se descarta chuva pontualmente forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. O risco é baixo para ocorrências associadas a temporais.

Na sexta-feira (16), a condição é de chuva persistente e por vezes forte nas regiões do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. Nas áreas mais próximas ao Paraná, há risco baixo e moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa. Na sexta, as temperaturas caem e, no Litoral, ficam entre os 10ºC e 15ºC.

No sábado (17), permanece a possibilidade de chuva em áreas da Grande Florianópolis. Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Com a entrada de uma massa de ar frio e seco, o sol volta a aparecer em todas as regiões catarinenses. As temperaturas variam entre 9ºC e 13ºC de forma geral.

O domingo (18) deve ser marcado pelo frio intenso e predomínio de sol em SC. No amanhecer, há formação de geada ampla e temperaturas negativas na serra. Nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planaltos, as mínimas variam entre 0ºC e 5ºC. Já no Litoral e Vale do Itajaí, ficam entre 7ºC e 11ºC. A tendência é de tempo firme e de temperaturas ainda menores no amanhecer de segunda-feira (19).

Condições de vento e mar na quinta-feira (15)


Thank you for watching

Nesta quinta, os ventos sopram de quadrante Norte/Noroeste com intensidade moderada e rajadas de até 60km/h. A costa ainda deve registrar ondas de altura de 0,5 a 1 m , com picos de 1,5m no Litoral Sul.

 

Fonte: Visor Notícias