Eclipse solar anular estará visível neste sábado, mas não olhe para ele

13/10/23 às 19h19
Atualizado em 18/01/25 às 11h54
Visualizações: 703

Foto: Matthew Starling / Getty Images via Canva Pro

No próximo sábado (14), as regiões Norte e Nordeste do Brasil terão o privilégio de observar um eclipse anular do Sol, também conhecido como “anel de fogo”. Esse fenômeno raro acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, formando uma sombra que não cobre totalmente o astro rei. O restante do país terá uma visão parcial do evento. Em Florianópolis, o fenômeno terá seu ponto alto às 16h48.

Este alinhamento astronômico se caracteriza pelo diâmetro aparente da Lua estar menor do que o Sol. Estados como Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão na chamada faixa de anularidade, onde o eclipse será totalmente visível.

A observação direta deste fenômeno sem a proteção adequada é perigosa. É imprescindível o uso de óculos especiais ou observar o reflexo do Sol para garantir a segurança dos olhos. Recomenda-se evitar o uso de placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou quaisquer outros objetos não indicados para tal finalidade.

O eclipse começará pela manhã, com a costa oeste dos Estados Unidos sendo a primeira a observar. No Brasil, o fenômeno terá início na parte da tarde e durará aproximadamente duas horas, com o auge acontecendo em um intervalo de cinco minutos. No site Time and Date, é possível verificar o horário exato para cada cidade.

Eclipses anulares são eventos raros. O último registrado foi em junho de 2021, não visível no Brasil. Os próximos estão previstos para outubro de 2024, fevereiro de 2026 e fevereiro de 2027, com locais de visibilidade variando entre o extremo sul da América do Sul e a Antártica.

 

Fonte: Visor Notícias

Getsites