EM TEMPO REAL, SERVIÇO MOSTRA TEMPERATURA DA ÁGUA DO MAR NAS PRAIAS DE SANTA CATARINA

22/12/18 às 17h17
Atualizado em 28/06/24 às 05h40
Visualizações: 10

 O verão dos banhistas das praias de Santa Catarina será ainda mais seguro, graças à rede de monitoramento costeiro da Epagri/Ciram que promete ser de grande ajuda para os turistas que não se arriscam a um banho de mar gelado.

Sem precisar sequer molhar os pés, sensores instalados em cinco pontos do Litoral de Santa Catarina mostram, em tempo real, a temperatura da água – e comprovam o quanto ela pode ser diversa no Estado.

Os sensores estão no Sul da Ilha, em Florianópolis, em Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú e Itapoá. Eles mostraram, por exemplo, que enquanto as cidades mais ao Norte tinham temperatura acima dos 20º C, Imbituba, com influência das correntes marítimas do Sul, marcava 17º C. Parece pouco, mas a sensação é bem diferente.

No último fim de semana, de muito calor, a água em Balneário Camboriú marcou impressionantes 27º C de temperatura.

Os sensores foram instalados, originalmente, como subsídio para pesquisas sobre a produção de ostras e mexilhões, e para auxiliar os produtores na tomada de decisões. Matias Boll, pesquisador do setor de Oceanografia e Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram, diz que o interesse dos banhistas foi uma surpresa.

O monitoramento está disponível no site da Epagri/Ciram – tem que buscar por litoral online – ainda falta um aplicativo, para tornar o serviço mais acessível. Além da temperatura, o órgão acompanha regularmente a maré e a precipitação.

 

A Hora

Getsites