Escola de Itapema suspende aulas após surto de sarna humana

27/06/24 às 17h17
Atualizado em 30/06/24 às 21h16
Visualizações: 179

Foto: Reprodução / Google Street View

A Secretaria de Educação anunciou a suspensão das aulas na Escola Municipal de Educação Básica Bento Elói Garcia, localizada no bairro Morretes em Itapema, para esta sexta-feira (28), devido ao surgimento de casos de escabiose, conhecida como sarna humana. A medida preventiva visa permitir a realização de uma completa higienização das instalações para controlar a propagação do ácaro Sarcoptes scabiei, responsável pela doença.

Os responsáveis são alertados sobre a importância de observar quaisquer sintomas de escabiose em seus filhos, tais como coceira intensa nas mãos, punhos, coxas, mamilos e genitais. Em caso de suspeita, é crucial buscar imediatamente atendimento médico, onde tratamentos específicos com medicações prescritas serão disponibilizados. A escabiose é altamente contagiosa, sendo transmitida tanto pelo contato direto com a pessoa infectada quanto pelo uso compartilhado de roupas e objetos.

Casos já foram confirmados em diferentes cidades no Litoral Norte

Casos de escabiose, também conhecida como sarna humana, foram identificados em várias cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, sendo Balneário Camboriú a mais afetada. Notavelmente, a maior parte dos casos foi detectada em ambientes escolares.

Florianópolis investiga casos suspeitos em creche

A Secretaria de Saúde de Florianópolis está investigando três casos suspeitos de sarna humana em crianças que frequentam a mesma creche municipal.

Os casos, que estão em processo de confirmação, podem tornar Florianópolis a sétima cidade de Santa Catarina a registrar a doença, seguindo o aumento preocupante de incidências em outras cidades como Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Itajaí, Camboriú e Navegantes.

Segundo informações do Grupo Nd Mais, as crianças afetadas estudam em turmas diferentes no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Costeira, localizado no bairro Costeira do Pirajubaé, que atende a 110 crianças. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as medidas de protocolo sanitário já foram adotadas, incluindo o afastamento das crianças suspeitas de portar o agente causador da sarna.

Fonte: Visor Notícias

Getsites