Esquema de tráfico internacional de drogas é descoberto após aluguel de hangar em Porto Belo

12/04/23 às 21h21
Atualizado em 05/07/24 às 13h02
Visualizações: 281

Foto: Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Federal deflagrou uma megaoperação contra um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas em dez estados brasileiros. Mais de 80 mandados foram cumpridos e mais de R$ 150 milhões em bens foram apreendidos. A investigação começou após o grupo alugar um hangar no aeródromo de Porto Belo, no litoral norte de Santa Catarina.

De acordo com o delegado Nelson Luiz Confortin, a polícia identificou que a organização criminosa estava atuando no estado e lavando dinheiro através da compra e construção de imóveis. Durante a investigação, foi descoberta a conexão do grupo com outra organização sediada no Rio de Janeiro, com ligações no Rio Grande do Norte, envolvendo duas grandes facções criminosas dominantes no estado carioca e em São Paulo.

O esquema envolvia o uso de aeronaves para enviar pequenas quantidades de drogas para a Europa, exportação de cocaína para o Uruguai e importação de haxixe. Durante a operação, sete pessoas foram presas em flagrante e cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk foram apreendidos. O grupo também utilizava veleiros para transportar drogas da costa africana para o nordeste do Brasil.

A Operação Match Point cumpriu 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva nesta quarta-feira. Além disso, contas bancárias de 43 pessoas físicas foram bloqueadas e 57 bens e imóveis foram apreendidos. A ação contou com a cooperação internacional da Itália, através da Interpol, e da Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol.

As investigações continuam e os suspeitos podem enfrentar penas de mais de 40 anos de prisão por crimes como lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. A Polícia Federal segue na busca de outros envolvidos no esquema criminoso.
Confira a localidade dos mandados:

Mandados de busca e apreensão:

SC (10) – 10 Florianópolis;
SP (13) – 4 Campinas, 3 Limeira, 2 São Paulo, 1 Hortolândia, 1 Piracicaba, 1 Sumaré, 1 São Pedro;
RJ (12) – 8 Rio de Janeiro e 4 Niterói;
MG (6) – 3 Belo Horizonte, 2 Montes Claros e 1 Contagem;
BA (3) – 3 Porto Seguro;
PB (1) – 1 Cabedelo;
RN (2) – 1 Tibau do Sul e 1 Parnamirim;
PE (1) – 1 Recife;
GO (1) – 1 Goiânia.

Mandados de prisão preventiva:

SC (7)
SP (11)
RJ (6)
MG (5)
BA (3)
CE (1)

Sequestro de 57 bens imóveis:

17 em Santa Catarina
26 em São Paulo
11 na Bahia
3 no Rio de Janeiro.

Fonte: Visor Notícias

Getsites