Estudantes universitários de Tijucas reivindicam transporte gratuito

14/02/17 às 16h16
Atualizado em 13/11/24 às 16h21
Visualizações: 93

 A noite foi movimentada na Câmara de Vereadores de Tijucas. Dezenas de pessoas presenciaram a sessão solene de segunda-feira (13), entre elas estudantes universitários que reivindicavam o benefício ao transporte gratuito. A acadêmica Manuela Venzon, uma das idealizadoras do movimento, comenta que a luta é por direitos iguais para todos.

Durante o ano letivo de 2016 universitários que estudam no período noturno nos municípios de Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí tinham acesso ao benefício, enquanto os demais estudantes pagavam o transporte com direito a reembolso de até 50%. Com a troca da administração, surgiu a notícia de que todos os estudantes seriam cadastrados na Secretaria Municipal de Educação e deveriam pagar pelo transporte, recebendo o reembolso de 80% conforme prevê a Lei municipal 1712/2002. A novidade causou revolta e divergência na classe estudantil.

Desde então, universitários que tinham acesso a gratuidade se uniram aos que já pagavam pelo transporte para adquirir direitos iguais, pois, segundo eles, mesmo com o reembolso de 80% a vida acadêmica custa caro.
“Eu teria que parar de estudar caso precisasse pagar a mensalidade da faculdade e ainda o transporte”, comenta Jaciara Serpa.

A necessidade de pagar a condução faria muitos jovens desistirem de seus sonhos.
“Ficaria impossível investir nos meus estudos tendo que pagar também o ônibus”, enfatizou a acadêmica Jaqueline Raquel.

O assunto não fugiu dos microfones do Poder Legislativo, os vereadores que se pronunciaram se mostraram a favor da gratuidade para todos os estudantes.
“Na última sessão da câmara eu já havia comentado, podem ter certeza que o transporte universitário será sim 100% gratuito”, disse o vereador Vilsinho da Pisobello (PP).

Segundo a vereadora Fernanda Melo (PMDB), os vereadores Elói Geraldo – presidente da Câmara e Fernando do Gordo fizeram requerimentos reivindicando o 100% de gratuidade do transporte para os universitários.
“Somos totalmente a favor da causa, depende agora apenas do Poder Executivo. Como percebemos que todos estão a favor não tem porque não alcançarmos esse benefício para os nossos estudantes”, salientou.

A decisão está nas mãos do Poder Executivo, segundo os vereadores de situação, o benefício a 100% de gratuidade está garantido. No entanto, enquanto nada é oficializado o tempo corre e para muitos estudantes as aulas já começaram.

 

 

Fonte: Jornal Razão

Getsites