30/12/25 às 08h08
Atualizado em 30/12/25 às 12h44
Visualizações: 222
Foto: Reprodução
As quedas frequentes no fornecimento de energia elétrica em Bombinhas, Porto Belo e Itapema provocaram a realização de uma reunião de emergência na manhã desta terça-feira (30), em Bombinhas, entre prefeitos da região e a diretoria da Celesc. Participam do encontro os prefeitos Alexandre Xepa (Itapema), Alexandre de Oliveira (Bombinhas) e Joel Lucinda (Porto Belo) e diretores da Celesc. A articulação é da deputada estadual Paulinha Silva (Podemos).
Interrupções se intensificaram durante a alta temporada
A reunião ocorre após uma sequência de interrupções no fornecimento de energia no Litoral Norte de Santa Catarina, registradas ao longo do ano e intensificadas durante o período de maior fluxo de moradores e turistas. Segundo a deputada, o problema já havia sido comunicado à concessionária em outras ocasiões.
“As quedas frequentes de energia no litoral não acontecem por falta de aviso. Por diversas vezes, ao longo do ano, encaminhei pedidos ao presidente da Celesc, e infelizmente não tivemos a atenção devida”, afirmou Paulinha.
Articulação com o Governo do Estado
Ainda de acordo com a deputada, nesta segunda-feira (29) ela esteve em Florianópolis para tratar do tema diretamente com o governo do Estado e com a direção da Celesc. “Conversei com o governador Jorginho, expus a ele o que está ocorrendo nos municípios da Amfri, mostrei a indignação dos moradores e turistas, e ele determinou que providências urgentes fossem tomadas”, disse.
Plano de ação para municípios da Amfri
Paulinha relatou que, após uma reunião de mais de duas horas com a Celesc, foi definido um plano de ação para os 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), com reforço de equipes e disponibilidade de transformadores e materiais nas cidades. “Amanhã o pessoal da diretoria da Celesc estará na região, e faremos reunião com os prefeitos de Bombinhas, Porto Belo e Itapema”, declarou.
Manutenção preventiva e acompanhamento das ações
Segundo a deputada, também estão previstas vistorias de manutenção preventiva na rede elétrica. “A expectativa é que tenhamos uma melhoria significativa no serviço da Celesc nos próximos dias, passando inclusive pela comunicação com o contribuinte”, afirmou.
Ela disse ainda que seguirá acompanhando o tema enquanto os problemas persistirem. “Enquanto for necessário, seguirei cobrando e, mais que isso, buscando soluções. Porque o que importa é ter luz na casa e nos comércios das pessoas, com dignidade e respeito”, concluiu
Resposta da Celesc
A Celesc se manifestou na segunda-feira (29) sobre as interrupções no fornecimento de energia na. Em nota, a concessionária informou que há pontos da região com queda no abastecimento, principalmente em razão do alto consumo e da elevada demanda típicos da temporada de verão.
“No momento, temos alguns pontos da região com interrupção no fornecimento de energia, principalmente em razão do alto consumo e da elevada demanda neste período. Nossas equipes já estão em campo realizando os ajustes necessários para restabelecer o serviço.Em função do intenso movimento típico da temporada, o deslocamento das equipes pode levar um pouco mais de tempo, mas as unidades afetadas já estão sendo atendidas e a energia deve ser normalizada gradativamente”.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje