20/12/22 às 13h13
Atualizado em 06/12/25 às 03h58
Visualizações: 462
Foto: Visor Notícias
As fortes chuvas que atingem o Litoral de Santa Catarina já causam consequências nesta terça-feira (20). Nesta manhã, em Itapema, em torno de 20 pessoas já foram resgatadas em áreas de risco e estão no abrigo provisório montado pela prefeitura para atender as famílias afetadas pela chuva. O local fica no Salão de Festas da Capela Cristo Rei, no bairro Morretes. Ainda não existem números oficiais, mas algumas famílias já se deslocaram para o ponto de apoio.
O helicóptero Arcanjo 5 sobrevoou a cidade e captou imagens de ruas completamente alagadas. Veja vídeo:
A prefeita Nilza Simas se pronunciou sobre a situação e divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira (20), informando que irá declarar situação de emergência no município. De acordo com a Defesa Civil de Itapema, quase todos os bairros da cidade foram atingidos pelas chuvas, sendo o Morretes e o Jardim Praia Mar os mais atingidos.
Ela ainda informa que duas novas intervenções serão realizadas no município: o desassoreamento do Rio Perequê, dando mais largura para que tenha mais vazão. Além disso, a prefeitura irá aumentar o canal extravasor do Rio Fabrício, próximo ao restaurante Cabral.
Na última atualização, foram registrados 173 milímetros nas últimas 24 horas. O rio da Fita transbordou alagando ruas dos bairros Morretes e Jardim Praiamar. De acordo com a Defesa Civil, também há ocorrências relacionadas a queda de árvores e deslizamento de terra. A cidade está na região do alerta emitido pela Defesa Civil do Estado.
O GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) com representantes das secretarias municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foi acionado já na madrugada.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje