28/04/22 às 21h21
Atualizado em 19/11/24 às 02h16
Visualizações: 609
Foto: Visor Notícias
Nesta quinta-feira (21), moradores de Itapema, compartilharam fotos e vídeos de uma “nuvem prateleira”, que cobriu o céu da cidade e região. De acordo com explicação disponível no Climatempo, o fenômeno pode significar, na maioria das vezes, a aproximação de uma tempestade. Conforme a previsão, uma frente fria, que avança pelo Estado, deve provocar temporais nas próximas horas e queda na temperatura em algumas cidades.
O fenômeno é velho conhecido dos meteorologistas. Esse tipo de nuvem é, geralmente, curvo ou semicircular e possui várias ‘camadas’ empilhadas na horizontal — como se fosse uma prateleira — que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Ela já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema que é chamado de frente de rajada.
Durante a tarde, algumas cidades da Grande Florianópolis registraram ventos fortes como Florianópolis e São José. Outros municípios também tiveram ventania, cuja velocidade ficou entre 88.7 km/h em Siderópolis a 45.4 km/h em Lages.
Conforme a Defesa Civil Estadual, as rajadas de vento se estendem da Serra ao Oeste nesta quinta. A passagem da frente fria na fronteira com o Rio Grande do Sul provoca mudança de direção desse vento, impactando principalmente o Litoral. As rajadas variam, em média, de 50km/h a 70km/h.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje