Fortes chuvas causam alagamentos em Tijucas e moradores cobram respostas de Empreendimento Imobiliário

17/01/25 às 19h19
Atualizado em 17/01/25 às 22h48
Visualizações: 703

Por: GILVÂNIA BANKER - MTb 8491


Na tarde de quinta-feira, 16, as intensas chuvas que atingiram Santa Catarina provocaram alagamentos em diversas regiões da cidade de Tijucas, localizada a 16 km de Itapema.

Um dos locais mais impactados foi o bairro Areias, onde está situado o loteamento Reserva Royal, próximo ao Bosque da Mata. A forte enxurrada alagou ruas e casas, forçando diversas famílias a deixarem suas residências. Moradores apontam que o problema pode ter sido agravado pelo fechamento de uma vala, que teria sido coberta para facilitar o trânsito de caminhões de obra. O bloqueio pode ter comprometido o escoamento da água, contribuindo para os alagamentos.

A situação se agravou com o transbordamento do Rio Santa Luzia, que faz divisa entre a fábrica da Portobello e Tijucas, afetando ainda mais a região.

Entre os relatos de moradores, está o de Adriana Valencio Ehlers, que precisou sair de casa com a ajuda do filho e do genro por volta das 23h, após a água invadir sua residência. "Foi tudo muito rápido. Tivemos que sair sem conseguir salvar muita coisa", contou Adriana.

Diante dos prejuízos, moradores estão se mobilizando para solicitar esclarecimentos dos responsáveis pelo empreendimento. A principal cobrança é por explicações sobre as medidas de drenagem adotadas na obra e o que será feito para evitar novos alagamentos.

Agora, a população de Tijucas busca respostas e soluções para minimizar os impactos das chuvas e prevenir que situações como essa se repitam.

 

 

Getsites