21/07/20 às 17h17
Atualizado em 19/11/24 às 10h17
Visualizações: 53
Foto: /Divulgação
Nesta terça-feira (21) o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, informou que milhares de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do Auxílio Emergencial, foram suspensas. A medida se fez necessária após uma suspeita de fraude.
O presidente afirmou que todos os bloqueios são suspeitos de fraude e que eles equivalem a cerca de 5% do total de aprovados. "Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio".
Para que a conta seja desbloqueada o executivo informou que é necessário que o beneficiário compareça a uma agência da Caixa para comprovar sua identidade. "Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", disse Guimarães.
A origem da fraude teria ocorrido no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial. Segundo o presidente seriam hackers, porém os suspeitos já foram identificados e devem ser penalizados.
Beneficiários estão relatando em redes sociais, a dificuldades para acessar os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.
Mais lidas de hoje