13/09/23 às 14h14
Atualizado em 12/12/24 às 21h32
Visualizações: 129
Foto: Divulgação / Redes sociais
Em decorrência de discordâncias em relação a reajustes salariais e outros benefícios, trabalhadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) suspenderam suas atividades em diversas regiões catarinenses nesta quarta-feira (13).
A empresa emitiu um comunicado indicando que o atendimento ao cliente pode ser prejudicado pela manifestação, embora as operações críticas sejam mantidas.
A companhia de energia qualificou o ato como injustificado e informou que encontros estão agendados para esta quarta, quinta (14) e sexta-feira (15) na tentativa de negociar com os sindicatos. Por sua vez, a Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel) afirmou que a greve teve início às 6h e se estende até às 17h.
Em pauta, os trabalhadores reivindicam melhorias no salário, vale-refeição e igualdade de direitos para os membros da categoria.
Confira o comunicado da Celesc na íntegra:
A respeito da paralisação promovida pela Intercel (Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina), entidade que reúne parte dos sindicatos que representam os empregados da Celesc, esclarecemos que as agendas de discussão entre a empresa e os representantes sindicais foram estabelecidas conjuntamente no dia 1º de setembro.
Destacamos, ainda, que o cronograma de negociação segue conforme previamente acordado entre as partes. Na forma como estabelecido, estão previstas ainda novas reuniões com a Intercel nesta quarta-feira, 13; na quinta-feira, 14; e na sexta-feira, 15. Portanto, a Empresa considera a paralisação injustificada, visto que as negociações estão em curso.
Desde o início das negociações, foram realizadas três rodadas com a Intercel, nos dias 01, 06 e 08 de setembro. A exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, iniciamos as tratativas pelas cláusulas sociais e operacionais, e, nas últimas rodadas, serão discutidas as cláusulas de natureza econômica.
Por conta da paralisação, alguns atendimentos da Companhia podem ter o funcionamento afetado nesta quarta-feira (13). Entretanto, todos os serviços essenciais estão mantidos na área de atuação da distribuidora.
A Celesc reitera que segue as orientações e os compromissos do acionista majoritário, o Governo do Estado, e informa que, em nenhum momento, a atual gestão discutiu a privatização da Companhia.
Cabe destacar a importância do equilíbrio entre as demandas dos empregados e as obrigações econômicas da Companhia, para que possamos garantir a sustentabilidade da Celesc, o atendimento à sociedade e o cumprimento das regras regulatórias, viabilizando assim a manutenção da empresa pública, mais forte e mais eficiente. Os gestos da atual gestão têm sido no sentido de ampliar a qualidade e a oferta de energia para todo o estado de Santa Catarina.
A Celesc reconhece a importância do diálogo aberto e transparente com os representantes sindicais, visando garantir o progresso mútuo, e reforça seu compromisso contínuo em respeitar e valorizar todos os trabalhadores.
Fonte: Jornal Razão
Mais lidas de hoje