GAECO deflagra operação contra esquema perigoso em Porto Belo e outras cidades de SC

16/10/18 às 16h16
Atualizado em 19/11/24 às 13h19
Visualizações: 7

 O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Fantasma, contra um esquema criminoso de falsificação de identidade no estado. Até a publicação desta notícia, três pessoas haviam sido presas e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Lages, na Serra catarinense, Porto Belo, Camboriú e Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram expedidos 19 mandados de prisão que devem ser cumpridos ao longo desta semana. Destes, 16 pessoas são beneficiárias do esquema e outras três articuladoras, entre elas, um funcionário público.
Até a publicação desta notícia, o MPSC não havia esclarecido se as prisões cumpridas ocorreram entre beneficiários ou fraudadores.

Investigações
Entre as ações investigadas, a suspeita é de que o esquema envolvia pegar certidões de nascimento de pessoas mortas para utilizar os dados e fraudar novas identidades.
Os crimes investigados são estelionato, falsidade ideológica, falsidade documental e associação criminosa.
A investigação é do Gaeco – força-tarefa do MPSC, polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, e Secretaria Estadual da Fazenda – com a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages, cumpridos por policiais do Gaeco de Lages e Itajaí.

 

G1

Getsites