GOR de Porto Belo é acionado para resgate de animais e combate a incêndio

12/09/19 às 16h16
Atualizado em 03/01/25 às 23h28
Visualizações: 428

Fotos: Gor/Divulgação

Nesta quarta-feira (11), uma equipe do GOR (Grupo de Operações e Resgate) de Porto Belo esteve no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Palhoça, auxiliando as equipes no combate ao incêndio florestal que durou aproximadamente 48h. A equipe, além de apoiar no combate ao incêndio, realizou análises e resgates de animais encontrados em meio ao incêndio.

De acordo com informações dos agentes, os animais foram avaliados pela médica veterinária do GOR. A operação continuou nesta quinta-feira (12), quando mais uma equipe formada por três voluntários, entre eles uma bióloga, estará no Parque auxiliando os técnicos do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), também nos resgates dos animais.

 

Incêndio

O incêndio atingiu cerca de 558 hectares de vegetação entre a praia da Pinheira e a BR-101, na Grande Florianópolis, bem como o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O combate às chamas foi feito em uma ação integrada, com o Arcanjo jogando água e, por terra, combate direto com batedores, abafadores, sopradores e bomba costal. Segundo os bombeiros, as chamas se espalharam rapidamente pela vegetação rasteira.

O cheiro de fumaça chegou até o Centro de Florianópolis, a quase 50 quilômetros do local do incêndio.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas os bombeiros acreditam que seja criminoso.

Getsites