03/01/24 às 22h22
Atualizado em 15/11/24 às 12h59
Visualizações: 169
Foto: SecomSC/Divulgação
O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, uma série de mudanças nos cargos de confiança do poder executivo estadual. Nove posições estratégicas de secretarias e órgãos foram redefinidas, com destaque para a nomeação de Filipe Mello, filho do governador, como o novo Secretário de Estado da Casa Civil.
A decisão de nomear um parente para o cargo não se enquadra como nepotismo, conforme regra estabelecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para cargos de secretariado. De acordo com advogados especialistas em direito público, a exceção se justifica pela natureza política e de extrema confiança desses cargos, desde que a pessoa nomeada seja qualificada e não traga prejuízo à administração pública.
As mudanças abrangem diferentes áreas da gestão e visam otimizar os serviços prestados à população catarinense, conforme declarou o governador. Além da nomeação de Filipe Mello para a Casa Civil, novos titulares foram definidos para diversas secretarias, trazendo profissionais com vasta experiência e conhecimento nas áreas específicas.
Autoridades nomeadas
Secretaria de Estado da Casa Civil: Filipe Mello
Secretaria de Estado da Administração:Vânio Boing
Secretaria de Estado da Comunicação: João Paulo Gomes Vieira
Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil: Coronel BM Fabiano de Souza
Secretaria de Estado da Segurança Pública: Deputado Carlos Henrique de Lima
Além das secretarias, houve mudanças em órgãos estaduais como o CIASC, SCPAR, IPREV e CBMSC, onde novos gestores foram designados para diferentes funções estratégicas.
Mais lidas de hoje