Grande quantidade de insetos mortos assusta e deixa vias com mau cheiro em Nova Trento

28/10/22 às 09h09
Atualizado em 08/01/26 às 21h58
Visualizações: 250

Fotos: Reprodução/Divulgação

Moradores de Nova Trento receberam, nos últimos dias, visitas de milhares de mariposas, especialmente nas áreas centrais da cidade. Os animais fizeram com que a prefeitura emitisse um comunicado tranquilizando a população, nesta quinta-feira, 27 de outubro.

 

De acordo com o biólogo Marinho Tomazi, da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o fenômeno é conhecido como “explosão populacional” e o inseto não representa uma ameaça, já que é comum em trocas de estações.

Durante o inverno, a espécie entra em um “período de dormência”. Por isso, há uma redução na população, que só aumenta com a chegada da primavera.

 

Trata-se de uma mariposa do gênero Myelobia sp., que possui hábitos noturnos. A explosão populacional não tem relação com distúrbio específico, mas sim, com a mudança das estações. As mariposas se concentram principalmente na área urbana, próximo aos postes e locais iluminados à noite”.

Marinho Tomasi, biólogo

 

 

Os insetos costumam ter um ciclo de vida curto. Portanto, ocorre o acúmulo de mariposas mortas na rua, causando mau cheiro nesses locais. A expectativa é de que, em breve, o ciclo da explosão populacional terminará.

 

Fonte: Vipsocial

Getsites