Grupo Koch e Havan estão entre as 200 maiores empresas do Brasil

19/09/24 às 19h19
Atualizado em 19/09/24 às 20h33
Visualizações: 10

Foto: Divulgação Sebrae

Santa Catarina se firmou como um dos estados mais representativos no cenário empresarial brasileiro, colocando 44 de suas empresas entre as mil maiores do país, segundo o anuário Valor 1000 de 2023. Dentre elas, 39 ultrapassaram a marca de um bilhão em receita líquida, evidenciando a robustez do tecido econômico estadual. O ranking, que avalia empresas de 27 setores diferentes, baseia-se em dados de receita líquida consolidada, descontando impostos, comissões e outros valores que não representam o ingresso efetivo de recursos nas companhias.

No topo da lista das catarinenses, a Bunge lidera, figurando na 11ª posição geral do ranking, seguida de outras grandes como a Engie, com sede administrativa em Florianópolis. Essas empresas contribuem significativamente para a economia local, com um acumulado de R$ 310,8 bilhões em receitas e um crescimento médio de 4,6% em 2023. O desempenho é ainda mais notável quando se observa que, das 44 empresas listadas, 24 registraram aumento nas vendas em comparação ao ano anterior.

A diversidade econômica de Santa Catarina é refletida na composição do seu contingente no Valor 1000, com empresas dos setores de agronegócio, alimentos e bebidas, construção civil, educação, eletroeletrônica, entre outros. Apesar da expressiva presença, algumas grandes marcas, como a Hering e a Cremer, não aparecem na lista devido a critérios como capital fechado ou por estarem sediadas fora do estado, demonstrando a complexidade e a dinâmica do ambiente empresarial brasileiro.

Getsites