19/05/17 às 10h10
Atualizado em 18/04/24 às 15h56
Visualizações: 64
Dr. Gabriel Augusto Fázzeri
Estimativas da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) apontam que, no Brasil, existem atualmente 17 milhões de hipertensos. A doença, silenciosa, é caracterizada pelo aumento da pressão arterial dentro dos vasos sanguíneos.
Apesar de comum, se não tratada, favorece o aparecimento de doenças que podem ser fatais, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfarto, aneurisma e lesões renais.
A preocupação envolvendo a hipertensão é ainda maior com a expectativa de que, até 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%.Entre os fatores que influenciam os níveis de pressão arterial estão o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física e diabetes. A genética, somada ao estilo de vida do paciente, também pode influenciar à manifestação da doença.
Sinais de perigo
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, alterações na visão e sangramento nasal.
Por ser uma doença silenciosa, a pressão alta deve ser controlada não só com remédios, mas também com acompanhamento médico regular. Às visitas ao especialista são necessárias para saber se o remédio está fazendo efeito e a pressão está sob controle e não atuando negativamente ao corpo.
Verdades e mitos sobre a doença.
VERDADE - Idade, estresse e histórico familiar aumentam o risco da doença
O ideal é buscar hábitos de vida saudáveis, que contribuem para a redução do risco de desenvolver essa e outras doenças.
MITO - Posso medir a pressão a qualquer momento
Para que o resultado esteja mais próximo da realidade, a pessoa deve ter sua pressão medida apenas quando estiver em repouso por mais de 15 minutos.
VERDADE - O tratamento é para o resto da vida
Em geral, a hipertensão exige tratamento contínuo até o fim da vida, mas, em alguns casos, a melhora de fatores desencadeantes, como tratamento de um câncer, pode levar à regressão da doença.
MITO - Hipertensão ocorre quando a pressão está acima de 12 por 8
A pressão alta é diagnosticada quando o resultado da medição for repetidamente superior a 14 por 9 em repouso.
VERDADE - Alimentação saudável e exercícios físicos podem reduzir a pressão
Dieta com pouca ingestão de gordura e a melhora na circulação proporcionada por esses hábitos ajudam a estabilizar a pressão, quando associados ao tratamento medicamentoso.
Dr. Gabriel Augusto Fázzeri- Médico Cardiologista.
CRM- SC-24073/RQE:14554
Mais lidas de hoje