Obra do engordamento da praia em Itapema já tem prazo para sair do papel

21/12/21 às 14h14
Atualizado em 12/04/24 às 17h48
Visualizações: 2515

A prefeitura de Itapema já tem data para lançar o edital para o engordamento da praia, na região entre a Meia Praia, o estreito e a região do Centro, numa extensão de cerca de quatro quilômetros. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo prefeito em exercício, João Emmel, durante entrevista ao jornalista Marcos Horostecki no Visor Manhã do Visor Notícias. Emmel disse que o prazo foi confirmado pela prefeita Nilza Simas, que está em férias desde o dia 20.

A ideia do município é lançar o edital entre o final de março e começo de abril de 2022. O dinheiro do governo do Estado, garantido pelo Plano 1000, cerca de R$ 69 milhões, já estará na conta da prefeitura à esta altura e vai custear a obra. Itapema, conforme os levantamentos preliminares, ainda terá uma vantagem em relação ao engordamento feito em Balneário Camboriú. A jazida de areia que seria usada na obra, conforme o prefeito em exercício, estaria bem mais perto da costa, o que deve reduzir os custos para a cidade e para a totalidade da obra. “Depois de feito o engordamento tem que fazer a avenida, tem que fazer o calçadão novamente”, lembrou Emmel, demonstrando que são duas obras separadas, mais necessárias para a cidade.

O vice-prefeito e prefeito em exercício acrescentou que a obra de engordamento em si não é uma obra demorada. Assim como aconteceu em Balneário Camboriú, com os prazos cumpridos a praia já estará maior na temporada seguinte, evitando prejuízos ao turismo. “Nosso espaço físico é menor que o de Balneário. Não temos a mesma extensão de praia. Lá se não me engano são seis quilômetros, aqui não devemos chegar a quatro aproximadamente”, complementou.

Para Emmel o engordamento vai ajudar a resolver o problema da falta de espaço na areia, durante o verão, hoje muito mais grave na região do Estreito e permitirá a construção de uma nova avenida, com duas pistas nos mínimo, mais ciclofaixa. Além de melhorar a mobilidade na cidade, também deve oferecer mais segurança para toda a orla, permitindo o trânsito das forças de segurança com maior eficiência.

O prefeito em exercício, durante a entrevista, ainda lembrou que a mobilidade e a infraestrutura se apresentam como os grandes desafios de Itapema, nos próximos anos, diante do crescimento populacional e do ritmo da construção civil. A cidade é uma das que mais cresce em todo o País e sua estrutura precisa crescer no mesmo ritmo, para que o crescimento econômico e a oferta de empregos não percam fôlego.

Fonte: Visor Notícias

Getsites