28/10/18 às 18h18
Atualizado em 03/12/23 às 11h41
Visualizações: 31
O horário de verão deste ano começará em 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. O período com o horário diferenciado irá até 17 de fevereiro de 2019.
Com isso, em novembro, moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país terão que adiantar os relógios em uma hora, O ajuste no horário vale para o estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais o Distrito Federal.
Neste ano, o horário de verão será menor, por conta das eleições. Normalmente, o período começava no fim de outubro. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu ao presidente Michel Temer que o horário de verão de 2018 tivesse início somente após o segundo turno das eleições.
A mudança pedida foi para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos é o Acre, onde as urnas seriam fechadas três horas depois da contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Se houvesse horário de verão, o resultado das eleições presidenciais só começaram a ser divulgados após às 20h de Brasília.
As informações são do portal G1.
Mais lidas de hoje