Informações sobre balneabilidade nas praias de SC com QR Code

26/02/25 às 19h19
Atualizado em 05/03/25 às 15h34
Visualizações: 68

Foto: Secom/Divulgação

A partir desta quarta-feira, 26 de fevereiro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inicia a instalação de novas placas de balneabilidade em praias e balneários do estado. As placas contarão com QR Codes que direcionam os usuários para informações detalhadas sobre a qualidade da água e segurança, além dos tradicionais adesivos de "próprio" e "impróprio".
A iniciativa tem como objetivo principal facilitar o acesso da população às informações sobre balneabilidade, que são atualizadas de forma instantânea no site oficial do IMA (balneabilidade.ima.sc.gov.br). Além disso, os QR Codes também direcionam para o aplicativo CBMSC Cidadão, do Corpo de Bombeiros, que oferece informações sobre segurança e acessibilidade nas praias.

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, destaca que o QR Code é uma ferramenta adicional para garantir que o cidadão tenha acesso rápido e fácil às informações sobre balneabilidade. A medida também visa combater o vandalismo, que tem sido um problema recorrente com as placas tradicionais.

A instalação das novas placas começará pelas praias e balneários onde a coleta de amostras é realizada com maior frequência, como Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, onde as coletas são realizadas duas vezes por semana. Na praia central de Balneário Camboriú e nas praias do Norte de Florianópolis, a coleta ocorre três vezes por semana.

A malha amostral da balneabilidade do IMA conta com 238 pontos de monitoramento em todo o estado. Durante a Estação Verão, em 82 pontos a amostragem é realizada mais de uma vez por semana.

É importante ressaltar que os adesivos de "próprio" e "impróprio" serão mantidos nas novas placas, garantindo a informação visual tradicional.

 

 

 

Fonte: Vipsocial

Getsites