Iniciativa público-privada em Porto Belo pode tornar porto internacional e impulsionar economia

25/09/23 às 21h21
Atualizado em 18/01/25 às 03h40
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Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Belo

Uma iniciativa público-privada tem como objetivo transformar Porto Belo em um porto de nacionalização de cruzeiros, abrindo novas possibilidades para viagens internacionais. A Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) já iniciou um estudo de avaliação de risco e plano de segurança pública portuária, uma etapa crucial para a viabilização do projeto. As informações são de Dagmara Spautz ao NSC Total.

O projeto inclui a implementação de equipamentos de segurança como câmeras e detectores de metais. ACIP e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Belo (CDL) arcam com os custos, em colaboração com a prefeitura da cidade.

O processo de alfandegamento envolverá a nacionalização de navios, bem como de seus tripulantes e passageiros. Esse serviço será prestado com a presença da Polícia Federal e da Receita Federal.

Atualmente, o único porto em Santa Catarina com estrutura para esse tipo de serviço é Itajaí, que opera como porto comercial.

Porto Belo possui uma longa tradição como destino de cruzeiros, com 20 anos de experiência na área, o que conferiu à cidade o título de Capital Catarinense dos Transatlânticos.

Nos últimos seis meses, a cidade recebeu 18 cruzeiros. A Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo projeta que este número aumentará para 22 na temporada 2023/2024, caso o alfandegamento seja aprovado.

Segundo Zene Drodowski, presidente da Fundação de Turismo, o novo sistema de alfandegamento poderá trazer um impulso econômico significativo para Porto Belo, estimado em aproximadamente 40 milhões de reais.

Um relatório entregue à Receita Federal em 2017 pela prefeitura indicou que a cidade perdeu cerca de 30 milhões de reais em potenciais receitas na temporada anterior, devido à falta de um sistema de alfandegamento.

O impacto econômico não será sentido apenas por Porto Belo, mas também pelas cidades vizinhas, conforme destaca Alexandre Stodieck, proprietário da Ilha de Porto Belo. Ele projeta que o número de escalas e o volume de gastos por turista poderão dobrar.

Uma das empresas de cruzeiros já expressou interesse em incluir três escalas internacionais em Porto Belo na próxima temporada, caso o processo de alfandegamento seja efetivado.

Fonte: Visor Notícias

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