Itapema avalia terrenos para receber campus da Univali

16/09/25 às 18h18
Atualizado em 16/09/25 às 21h09
Visualizações: 59

(Foto: DalesHockesfeld)

A Prefeitura de Itapema deu um passo importante para ampliar a oferta de ensino superior na cidade. O prefeito Alexandre Xepa se reuniu nesta terça-feira (16) com o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, para discutir a instalação de um campus no município.

O encontro também contou com a presença do vice-reitor, Rogério Corrêa, e da pró-reitora de ensino, Priscila de Souza. O próximo passo será a definição do terreno que receberá a unidade e o envio de um projeto de lei para autorizar a cessão da área.

Caso se confirme, Itapema passará a contar com o oitavo campus da Univali, que já mantém unidades em Itajaí (sede), Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Balneário Piçarras, São José (Kobrasol) e Florianópolis.

A aproximação com a Univali já tem dado frutos: desde agosto, a universidade é responsável pela gestão técnico-assistencial do novo Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA), referência no acolhimento e tratamento de crianças com TEA em Itapema.
Univali no ranking nacional de universidades

A Univali é referência nacional e internacional em ensino e pesquisa. No Ranking Universitário da Folha (RUF) 2024, a instituição avançou cinco posições, alcançando o 78º lugar entre todas as universidades do Brasil e o 17º entre as privadas e não públicas, sendo a melhor universidade não pública de Santa Catarina.

Segundo o prefeito Alexandre Xepa, a chegada da Univali representa um marco educacional. “Será um salto na formação acadêmica e profissional dos nossos jovens, fortalecendo Itapema como polo de desenvolvimento regional”, destacou.

 

Fonte: Visor Notícias

Getsites