13/10/25 às 20h20
Atualizado em 13/10/25 às 23h17
Visualizações: 54
Foto: Reprodução / Visor Notícias
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso de mar agitado para segunda (13) e terça-feira (14). Apesar das ondas não ultrapassarem dois metros no primeiro dia, a modulação de leste pode provocar o avanço do mar em algumas praias, especialmente no Litoral Norte, como Ingleses, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul.
O órgão, no entanto, considera as chances de maré alta baixas, devido à fase minguante da Lua, que reduz a maré astronômica.
Ondas podem chegar a 2,5 metros na terça-feira
Na terça-feira (14), há condições mais intensas de agitação marítima entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Nesse período, as ondas devem atingir entre 2 e 2,5 metros, com direção sudeste, devido ao reforço dos ventos de quadrante sul em alto mar.
Mesmo com o alerta, não houve registros de avanço do mar nesta segunda-feira, segundo a Defesa Civil.
Fase da lua reduz risco de maré alta
Na semana anterior, diversas praias catarinenses foram “engolidas” pela maré alta, com ressacas que destruíram estruturas e atingiram casas. A diferença agora, explica a Defesa Civil, é a influência da Lua Minguante, que deixa a maré astronômica mais baixa.
Ainda assim, o órgão recomenda evitar navegação, pesca, esportes aquáticos e banho de mar durante o período de alerta.
Estragos recentes reacendem alerta no litoral de SC
Municípios em situação de emergência
Em 2025, ao menos oito municípios catarinenses já decretaram situação de emergência devido a erosão costeira, marés de tempestade e ressacas:
Balneário Barra do Sul
Passo de Torres
Barra Velha
Itapoá
Garopaba
Itapema
São Francisco do Sul
Florianópolis
Na capital, a Prefeitura decretou emergência na semana passada. Nos Ingleses, ondas de até 1,40 m avançaram sobre a faixa de areia, destruíram muros de residências, afetaram 12 propriedades e derrubaram cinco postes de iluminação.
Itapema e outras cidades também sofreram danos
Além de Florianópolis, Itapema decretou emergência no dia 7, e Barra Velha e São Francisco do Sul registraram estragos semelhantes. Desde março, Passo de Torres, Balneário Barra do Sul, Garopaba e Itapoá também enfrentam os impactos das fortes marés.
Com a previsão de mar agitado, moradores e autoridades permanecem em alerta para novos episódios de avanço do mar.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje