Itapema e região enfrentam surto de virose com hospitais lotados

02/01/23 às 21h21
Atualizado em 03/01/25 às 23h11
Visualizações: 3100

Foto: Rogério de Souza

Postos de saúde também não conseguem atender a grande quantidade de pessoas doentes, principalmente após banho de mar em Itapema
Itapema e região enfrentam surto de virose com hospitais lotados
Municípios do Litoral Norte de Santa Catarina estão enfrentando um verdadeiro surto de virose, principalmente após as festas de Natal e Ano Novo.

As principais queixas são de famílias inteiras apresentando muita diarréia e vômito. As pessoas relatam que os sintomas começaram a surgir após banhos de mar, sobretudo em Itapema.

Apesar de que normalmente as praias da região são próprias para banho, a recomendação do Instituto do Meio Ambiente era de que se evitasse banho de mar na Costa Esmeralda e em diversos pontos de Santa Catarina por conta dos dois episódios de chuva registrados nos meses de novembro e dezembro.

 

Em Tijucas, segundo o diretor do Hospital São José, a procura mais do que dobrou. Muitos turistas que passaram as férias em Itapema, Porto Belo e Bombinhas estão fugindo para a unidade hospitalar, afogando os atendimentos. Somado a isso, os postos de saúde dos bairros estão fechados e apenas o P.A 24h está aberto.

O mesmo se aplica a Itapema. Com estrutura precária de saúde e sem até hoje ficar pronto o tão sonhado e prometido hospital, moradores e turistas esperam horas por um atendimento médico.

 

 

Com a economia baseada na construção civil e turismo, Itapema luta para resolver a grave ameaça da poluição por esgotos, provavelmente clandestinos, na maioria das suas praias.

A concessionária Conasa Águas de Itapema, que cuida do saneamento do município desde 2004, afirma que a rede atende a 85% dos moradores e que a poluição das praias decorre de falta de ligação e/ou esgotos clandestinos.

Fonte: JORNAL RAZÃO

Getsites