Julgamento: Última audiência da Operação Iceberg em Tijucas

23/03/24 às 10h10
Atualizado em 22/04/24 às 20h23
Visualizações: 722

Fotos: Arquivo/Divulgação

Na quinta-feira, 21 de março, ocorreu a última audiência do julgamento dos envolvidos na Operação Iceberg, que apura um significativo desvio de verbas públicas na cidade de Tijucas, totalizando um rombo de quase R$ 1 milhão de reais.

Participaram da audiência nomes como Elizabete Mianes, Jean Carlos, Vilson José Porcincula, Lialda Lemos, Paulo Sartori, Sidney Machado e José Leal. Segundo relatos, alguns réus optaram por permanecer em silêncio durante os depoimentos.

 

 

Ausência de ex-vereadores

Destaca-se a ausência de dois ex-vereadores na audiência, porém, não foram fornecidos detalhes sobre o motivo de sua falta e nem sobre o conteúdo dos depoimentos prestados.
Operação Iceberg

A "Operação Iceberg" completa oito anos de investigações. Os réus foram ouvidos no Fórum da Comarca de Tijucas sob a supervisão da Juíza Monike Silva Povoas, responsável pelo caso, que estima que os danos aos cofres públicos possam chegar a R$ 1 milhão.

Danos e consequências

Segundo a juíza Monike Silva Povoas, as sentenças resultantes do julgamento não acarretarão na prisão dos suspeitos, mas podem levar à inelegibilidade por até 14 anos, além da obrigação de ressarcir integralmente ou até o dobro pelos danos causados aos cofres públicos.

 

Desvio de recursos

As investigações realizadas pelo Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) apontam que vereadores e servidores da Câmara Municipal eram supostamente designados para participar de cursos de capacitação legislativa em Curitiba, no Paraná, custeados com diárias provenientes dos cofres municipais. No entanto, esses cursos eram fictícios, servindo apenas como justificativa para gastos irregulares.

 

 

FONTE: VIPSOCIAL

Getsites