Mar tomando o que é dele? Buracos aparecem na praia de Balneário Camboriú

02/02/22 às 19h19
Atualizado em 18/11/24 às 23h54
Visualizações: 899

Foto: Ivan Rupp

Chamou atenção de turistas e até moradores de Balneário Camboriú os ‘buracos’ que apareceram na Praia Central. O local recebeu uma grande obra de alargamento, triplicando a faixa de areia Algumas pessoas chegaram a questionar se este “fenômeno” é algo natural ou seria o mar “tomando o que é dele”. Mas, de acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, isso é algo completamente normal e acontece pela própria ação das ondas do mar.
Mar toma o que é dele?

Uma das principais dúvidas em relação ao alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, e argumento utilizado diversas vezes em discussões na internet, que levaram o nome da cidade para os assuntos mais comentados, é o mesmo: o mar vai buscar o que é dele.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenz explicou o “mito” que pode sim ter um fundo de verdade. Nos próximos séculos, sim, o nível do mar deve subir e tomar o que, hoje, é terra. “Portanto, um dia, ‘o mar poderá vir buscar o que é dele’ e isso pode incluir sua casa, mas você precisará viver algumas centenas de anos para ver”, brinca.

O que existe e pode acontecer mais próximo de nós, é a sedimentação, causada pelo constante movimento do mar. A parte da praia que está sendo alargada e deve ficar submersa, se estendendo por cerca de 350 metros para dentro do mar.

Toda essa extensão submersa da praia é necessária para manter a parte emersa (a parte de fora) na largura projetada. Como a colocação de areia é feita de forma mecânica, utilizando a draga e o maquinário em terra, há um limite até onde essa areia poderá ser empurrada para dentro do mar. O trabalho de espalhar o restante da areia para a parte submersa da praia é do mar e dos ventos. “É a natureza trabalhando por nós”, afirma. As informações são do Portal ND+.

 

Fonte: ND+

Getsites