Modelo de escolas cívico-militar em Itapema pode estar com os dias contados

13/07/23 às 17h17
Atualizado em 20/01/25 às 21h18
Visualizações: 571

O governo de Santa Catarina deve manter no mesmo regime e com recursos próprios as atividades nas nove escolas cívico-militares do estado depois que o Governo Federal decidiu pelo encerramento do programa implantado desde 2019 e que atende cerca de 5 mil alunos.

 

 

O fim do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi decidido em conjunto pelos ministérios da Educação e Defesa e comunicado aos secretários de Educação de todos os estados.


EM ITAPEMA

Na capital dos Ultraleves há duas escolas nesta modalidade, vinculadas ao próprio município. A EMEB Maria Linhares de Souza, no bairro Alto São Bento e EMEB Prefeito Francisco Vitor Alves, no bairro Morretes. A definição destas duas unidades ainda será anunciada pela prefeitura, que aguarda para se pronunciar.

 

PROJETO

Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares.

Além das nove escolas sob responsabilidade do governo catarinense outras 12 estão vinculadas a municípios.

 

Em relação as nove unidades estaduais, a Secretaria de Estado da Educação (SED) detalhou que as mudanças a partir do fim do Pecim estão previstas para 2024 e que ao longo deste ano letivo não terá alterações na forma de ensino.

 

ESCOLAS NA NOSSA REGIÃO

 

Escolas cívico-militares vinculadas ao governo estadual

• EEB Emérita Duarte Silva e Souza - Biguaçu

 

Escolas cívico-militares vinculadas a municípios

• EMEB Maria Linhares de Souza - Itapema

• EMEB Prefeito Francisco Vito Alves - Itapema

 

Fonte: Vipsocial

Getsites