Morre Zagallo, aos 92 anos, ex-jogador e ex-treinador de futebol

06/01/24 às 11h11
Atualizado em 13/11/24 às 18h18
Visualizações: 276

Foto: Divulgação

Morreu no Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (5) aos 92 anos o ex-jogador e ex-treinador de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo, único no mundo a conquistar por quatro vezes uma Copa do Mundo. Ele vinha se tratando desde setembro de uma infecção urinária e chegou a ficar internado no hospital Barra D’Or, na capital carioca, mas a causa da morte não foi confirmada.

 

Aos 18 anos, quando servia o /exército, Zagalo foi segurança nas arquibancadas do Maracanã na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Como jogador profissional, foi tricampeão carioca pelo Flamengo, de 1953 a 1955.

Em 1958, esteve na seleção que conquistou a primeira Copa do Mundo para o Brasil, ao lado de Pelé, e chegou a marcar um dos gols na final contra a Suécia. Quatro anos depois, já como atleta do Botafogo, foi bicampeão mundial com a seleção na Copa da 62.

Zagallo se aposentou dos gramados em 1964, iniciando a carreira de treinador no Botafogo. Seis anos depois, assumiu o comando da seleção brasileira no lugar do gaúcho João Saldanha, o João Sem Medo, e conquistou seu terceiro título mundial no México. O tetra veio em 1994, como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, nos Estados Unidos.

Zagallo também treinou a seleção nas copas de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica no mundial de 2006, quando voltou a trabalhar com Parreira.

Zagallo ainda foi treinador no Rio dos outros três times grandes (Flamengo, Vasco e Fluminense) e do Bangu, além das seleções de Kwait, Emirados Árabes e Arábia Saudita – onde também comandou o Al Hilal, o atual time de Neymar.

Fonte: GUARAREMA NEWS

Getsites