Municípios poderão decidir quando retornar aulas, transporte e eventos em Santa Catarina

27/05/20 às 20h20
Atualizado em 20/11/24 às 08h19
Visualizações: 21

 A partir da próxima segunda-feira (1), municípios de Santa Catarina poderão decidir sobre a retomada da educação, transporte e eventos. Essa medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés (PSL), durante uma reunião com empresários e prefeitos do Norte do Estado, nesta quarta-feira (27). As atividades, foram suspensas para conter o avanço do coronavírus. Mas, desde que alguns setores retomaram as atividades, há grande expectativa sobre o retorno desses segmentos.


O governo trata essa questão da autonomia das cidades como uma divisão de responsabilidade e um tratamento compatível com as particularidades de cada região e municípios. “Estado entrega uma ferramenta aos municípios para que, como autoridades sanitárias locais, possam fazer o gerenciamento baseados na ciência, em dados. Assim, podemos ter ações desiguais em regiões e situações desiguais no Estado”, salientou.


Moisés também ressaltou que cada região poderá avaliar, de acordo com os números disponibilizados pela base de dados do Estado e disponíveis em ferramenta própria, a flexibilização e retomada dos serviços de transporte, educação e eventos. “Todos esses serviços seguem nessa mesma tomada de decisão, que será feita após avaliação da situação de cada município”, disse. Ele reforçou que cada município tem uma situação particular e, com a descentralização da tomada de decisões, é possível adotar medidas de acordo com a realidade. Apesar disso, o governador destacou ainda que essa autonomia permite o endurecimento de ações de acordo com a escalada dos casos e mortes de cada cidade. O prefeito Udo Döhler afirmou que a flexibilização é essencial e, embora tenha admitido que há subnotificação de casos na cidade, acenou com o retorno das atividades. “A nossa expectativa é de que esses avanços aconteçam nos próximos dias”, disse.


Respiradores para Joinville


A compra de respiradores da WEG pelo Governo do Estado beneficia também Joinville. De acordo com o governador Carlos Moisés e com o prefeito Udo Döhler, a cidade receberá 10 respiradores e, com isso, aumenta também o número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19. Outros 10 respiradores serão doados por empresários. Atualmente, destacou o prefeito, a taxa de ocupação das UTIs na cidade é de 43%, o que, para ele, deixa Joinville em uma situação ‘confortável’. “Temos uma reserva generosa”, avaliou. Para o governador, a conta que deve ser feita é baseada na taxa para cada 10 mil habitantes. Moisés explicou que, para o governo, o número ideal é de três leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Hoje, o governo entra 10 novos leitos com respiradores e, com a contrapartida de empresários, o número chega a 20.

 

Fonte: ND-Online

Getsites