17/01/24 às 21h21
Atualizado em 14/11/24 às 16h50
Visualizações: 84
FONTE: GUARAREMA NEWS
A Samsung lançou nesta quarta-feira (17) os três novos aparelhos de sua linha Galaxy S24. As novidades desta vez são a aposta da empresa nos serviços turbinados por Inteligência Artificial (IA), e vão desde a edição de fotos, capaz de apagar sombras e reflexos automaticamente, às chamadas telefônicas, que são traduzidas ao vivo para 13 idiomas. Esse ecossistema ganhou o nome de Galaxy AI.
Os aparelhos Galaxy S24, Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra chegam às lojas por preços que variam de R$ 6 mil a R$ 13 mil, valores quase idênticos aos modelos do ano passado.
Novos smartphones Galaxy S24 da Samsung chegam com Inteligência Artificial
Para a Samsung, a IA é o terceiro estágio evolutivo dos celulares. Primeiro, eles se tornaram o principal dispositivo de acesso à internet, o que deu asas à mobilidade. Depois, viraram o aparelho crucial para produzir fotos e vídeos. Agora, é hora de deixar os robôs trabalharem para automatizar tarefas cotidianas.
Galaxy IA: tudo automatizado
O smartphone traz de fábrica um caminhão de habilidades baseadas em IA generativa, aquela modalidade capaz de gerar conteúdo. A ideia, diz a Samsung, é que elas impactem a forma de as pessoas se conectarem, criar conteúdo e o desempenho do celular.
O lançamento dos novos Galaxy S24 ocorre no momento em que a Samsung perdeu a liderança global do mercado de smartphones para a Apple após 12 anos. Isso ocorreu porque a empresa sul-coreana reforçou sua aposta em celulares premium, caso da linha Galaxy S e dos dobráveis Galaxy Fold5 e Galaxy Flip5. E também porque as novas fabricantes asiáticas, caso da Transsion, avançaram sobre redutos da Samsung, como a África.
Confira os recursos:
Tradução de chamada telefônica: durante ligações, o que você disser é traduzido para um dos 13 idiomas à disposição —português é um deles. Quem está do outro lado ouve só a mensagem já traduzida. Assim que a ligação começa, o destinatário é avisado sobre a chamada ser processada por um sistema automatizado. Nos testes de Tilt para inglês e coreano, a conversa fluiu bem, ainda que um pouco robótica.
Tradução de mensagens: você escreve no seu idioma, mas escolhe para qual língua quer traduzir. O texto original e a versão na língua escolhida é exibido na tela de quem digita. Quem recebe, porém, só vê a tradução. Como o responsável pela mágica é o Teclado Samsung, essa função roda para qualquer aplicativo de chat, do Telegram ao WhatsApp.
Ajuste no tom da mensagem e de ortografia: com a mensagem já digitada, basta acionar o assistente para sugerir uma dentre cinco abordagens para o conteúdo, da mais profissional à mais simpática. Outra função é a IA ler a frase e sugerir correções ortográficas e gramaticais.
Transcrição de áudio: vale para arquivos gravados com o próprio celular ou importados par ele. Ao acionar a transcrição, o sistema transforma em texto o que foi falado em um áudio, entende quantos participantes estavam na conversa e o que disse cada um. Depois, é possível traduzir para outro idioma e até pedir um resumo do que foi discutido.
Circule para pesquisar: criada em parceria com o Google, essa função permite buscar informações na internet sobre quaisquer imagens ou palavras exibidas na tela do celular. Ao apertar o botão de início, o display congela o que está sendo exibido. A partir daí, basta circular o que será pesquisado. Só não vale para documentos com sigilo protegido, como imagens de uma só exibição no WhatsApp, vídeos de serviços de streaming ou extratos bancários.
Edição generativa: aqui, a IA generativa entra em campo para fazer ajustes em imagens ou remover elementos delas. Em uma foto, é possível mudar pessoas de lugar, ampliar ou diminuir o tamanho de objetos e até apagar coisas permanentemente. Como essas alterações deixam “buracos” na cena, a IA os preenche com conteúdo elaborado a partir do contexto da imagem. No fim, as fotos modificadas ganham uma marca d’água e uma aviso nos metadados para sinalizar que foram editadas por IA generativa.
Sugestão de edição: essa função era algo que já existia, era difícil de achar, mas será mostrada com mais evidência. Com ela, a IA analisa a foto em busca de algo para melhorar. Pode ser o reflexo em um vidro ou espelho, uma sombra ou até mesmo transformar uma foto comum em modo retrato. Mais uma vez, a IA cria conteúdo para substituir os elementos gráficos excluídos.
Câmera lenta em vídeos já filmados: qualquer vídeo na galeria pode ganhar um trecho em slow motion. Basta tocar na tela. E a partir daquele momento tudo que for exibido vai ficar mais devagarzinho. Ou ir ao campo de edições, selecionar um trecho e ajustar a velocidade. Nessa função, o que a IA faz aqui é criar quadros intermediários para dar essa sensação de lentidão.
Assistente de notas: o sistema consegue reconfigurar notas de texto em até cinco formatos de edição, pode produzir resumos simples ou detalhados e traduzir para outro idioma.
Zoom mágico: chamado de Quad Tele, o sistema de zoom amplia a imagem em até 10 vezes com qualidade óptica. Graças a uma nova combinação de lentes, é possível ir mais longe e chegar a zoom de 30 vezes e 100 vezes. Só funciona no Galaxy S24 Ultra.
Tela
Praticamente as mesmas dos modelos anteriores, as telas sofreram poucas melhorias. Ganharam uma nova proteção Gorilla Armos e passaram a ter brilho máximo de 2.600 nits (medida de luminescência). Isso torna o display visível ainda que a luminosidade do ambiente seja bastante intensa, como em dias de Sol forte.
Câmera
Este é outro aspecto técnico quase que intocado em relação à família S23. A exceção é o Galaxy S24 Ultra, que ganhou um sensor de telefoto de 50 MP. Na família S24, as câmeras foram otimizadas para ter uma performance melhor. Exemplos disso são o QuadTele e outro recurso. A partir de agora, os smartphones farão fotos e vídeos com qualidade Super HDR, o recurso Nightography (fotos noturnas melhoradas) e estabilização óptica ainda que os sistemas de câmeras usadas sejam as de aplicações de terceiros, como Instagram e TikTok.
Bateria
A bateria sobe um pouco no Galaxy S24 (de 3.900 mAh no S23 para 4.000 mAh) e no Galaxy S24+ (de 4.700 mAh no S23+ para 4.900 mAh) e permance igual no Galaxy S24 Ultra, de 5.000 mAh.
Processador
Outra mudança importante é que a linha Galaxy S deixa de usar chips da Qualcomm e adota os componentes da própria Samsung. Se na linha S23, o processador era o Snapdragon 8 gen 2 Galaxy, a família Galaxy S24 passa a rodar o Exynos 2400 for Galaxy, um octa-core de até 3.2 GHz e 4 nanômetros.
FONTE: GUARAREMA NEWS
Mais lidas de hoje