29/10/23 às 20h20
Atualizado em 24/06/24 às 23h59
Visualizações: 88
A campanha Outubro Rosa, sobre a conscientização para o diagnóstico e prevenção do câncer de mama, também contempla os cuidados com cães e gatos. Segundo estudos epidemiológicos realizados e divulgados principalmente por serviços de patologia e de oncologia veterinária de universidades e instituições de ensino e pesquisa nacionais, as neoplasias mamárias compõem o segundo maior tipo de tumores diagnosticados em pequenos animais, sendo o primeiro maior tipo quando se trata exclusivamente de fêmeas caninas e o terceiro maior tipo quando se trata de fêmeas felinas.
Cerca de 50% das neoplasias mamárias apresentam caráter maligno em cadelas, já em gatas, esse número pode alcançar a incrível proporcionalidade de 96%. Ainda, grande parte dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento, esclarece uma pesquisa publicada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Outubro Rosa Pet: câncer de mama também pode atingir cães e gatos
Foto ilustrativa / Divulgação
De acordo com o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Matheus Ordoñez, a causa da doença envolve questões genéticas, nutricionais e hormonais, incluindo a utilização de injeções anticoncepcionais.
“É recomendável realizar a castração do animal em uma fase precoce, antes do primeiro cio para fêmeas de pequeno porte e entre o primeiro e o segundo cio para as de grande porte. Isso tem como objetivo prevenir doenças e evitar a reprodução indesejada. No que diz respeito à aplicação de anticoncepcionais injetáveis, comumente conhecidos como ‘vacinas anticio’, é importante destacar que não existe uma dose segura; uma única aplicação pode aumentar o risco de formação de tumores.”
Como identificar câncer de mama em cadelas e gatas
Os sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas podem ser percebidos pelos tutores atentos aos animais, porém, somente o veterinário pode confirmar o diagnóstico. Dentre os mais comuns, estão os nódulos nas mamas, anomalia no local, falta de apetite, diarreia, enjoo, emagrecimento rápido, apatia, febre, secreção, dores, inchaço e vermelhidão.
A única forma segura de prevenção do câncer de mama em pequenos animais é a esterilização. O efeito protetor conferido pela gestação em idade mais jovem observado na mulher não foi constatado em fêmeas das espécies canina e felina, desmistificando que esses animais precisam gestar pelo menos uma vez antes da castração.
Com a retirada cirúrgica dos ovários, será interrompida a produção de estrógeno e progesterona, hormônios ovarianos que predispõem à formação de tumores. A castração não tem o mesmo potencial preventivo para o câncer de mama em animais mais velhos, uma vez que já foram realizados diferentes ciclos estrais (série de mudanças fisiológicas que se iniciam após a maturidade sexual em fêmeas), porém, a medida é válida para outras complicações, como a infecção de útero.
Os sinais clínicos podem variar dependendo do caso, porém os mais comuns são: dilatação na mama, presença de nódulos, inchaços, secreção na região mamária, vômitos, falta de apetite, entre outros. Embora com maior raridade, a doença também pode ocorrer em cães e gatos machos e o rastreamento deve acontecer em todos os pets, independentemente do gênero, a fim verificar e tratar o problema nos seus primeiros estágios.
Palpações periódicas, que podem ser feitas pelos próprios tutores, auxiliam na investigação de irregularidades, que podem indicar volumes estranhos no corpo do animal. Após o diagnóstico, o tratamento acontece por meio de cirurgias com um profissional de Medicina Veterinária.
“A visita ao médico veterinário é importante e deve estar na rotina de cuidados. O ideal é que elas aconteçam, pelo menos, a cada seis meses, quando o animal não apresenta nenhum problema de saúde. Se apresentar, o veterinário planejará com o tutor a rotina necessária de visitas”, finaliza Ordoñez.
Mais vistos em Geral
Quem são os 12 mortos em queda de avião no Acre
Quem são os 12 mortos em queda de avião no Acre
Quem tem direito ao PIS e Pasep; saiba como consultar calendário
Quem tem direito ao PIS e Pasep; saiba como consultar calendário
Avião cai e mata 12 pessoas em Rio Branco, no Acre
Avião cai e mata 12 pessoas em Rio Branco, no Acre
Entre em nossos grupos do whatsapp
Escolha uma região e fique por dentro das principais notícias
Whatsapp
PUBLICIDADE
Fonte: Guararemas News
Mais lidas de hoje