22/08/24 às 21h21
Atualizado em 17/11/24 às 04h33
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TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO
De acordo com a última rodada de pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo, o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) foi o único candidato a crescer em menções de voto nas últimas duas semanas.
Nesta semana, foram divulgados os levantamentos de AtlasIntel, Datafolha e Paraná Pesquisas sobre o panorama eleitoral na capital paulista. Cada instituto utiliza metodologias próprias, e os índices obtidos por cada organização não são comparáveis entre si. Contudo, o prognóstico sobre o ex-coach é o mesmo nas três pesquisas: levando-se em conta as respectivas margens de erro dos levantamentos, o candidato do PRTB foi o único entre os postulantes a prefeito a obter ganho real de intenção de voto, ou seja, crescer em citações num índice acima da respectiva margem de erro.
Outra conclusão comum às três pesquisas é que, com o ganho obtido nos índices de intenção de voto, Marçal já figura em empate técnico com os líderes dos levantamentos. Na pesquisa AtlasIntel, o empate técnico é apenas com Ricardo Nunes (MDB), enquanto Guilherme Boulos (PSOL) figura na liderança, isoladamente; no levantamento do Datafolha e do Paraná Pesquisas, o empate dentro da margem de erro é triplo, entre Nunes, Boulos e Marçal.
Os institutos de pesquisa não concluem, por si só, qual candidato está perdendo intenções de voto em detrimento de outros. A segmentação realizada é feita por critérios como gênero, faixa etária, ocupação econômica, religião e, em alguns casos, até por ideologia política. Como o objetivo da pesquisa é estimar o comportamento do eleitorado, a demografia é importante para a obtenção de uma amostra fiel ao perfil da população.
FONTE: TERRA
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