28/02/19 às 18h18
Atualizado em 21/09/24 às 07h33
Visualizações: 163
As eleições de 2018 deram um novo ar a política estadual, e claro, não foi diferente em São João Batista. As amargas derrotas dos principais cabos eleitorais do município batistense anteciparam o clima e porque não as “pré-campanhas”. Enquanto os partidos tradicionais procuram se reciclar, ou se “remendar” para o embate em 2020, partidos de menor expressão no campo municipal começam a pavimentar candidaturas próprias.
PP – Longe dos holofotes e do conhecimento da massa, uma reunião secreta e a portas fechadas entre seus principais líderes deu quase como certa a candidatura do empresário Almir Atanásio dos Santos a majoritária dos Progressistas no próximo ano. Na composição da chapa os nomes de Fábio da Ravel e outros Pepistas da gema são estudados como vice.
MDB – Unanimidade entre Emedebistas e Pessedistas, Pedroca é o eminente candidato da situação e favorito para às eleições do ano que vem. Caso Pedroca não seja o candidato, o casamento PSD e MDB pode ser sustentado com o nome de Leôncio Cypriani como cabeça de chapa, mantendo o acordo firmado em 2016 que o candidato seria do MDB. No entanto, com a perda de espaço no governo Daniel, alguns membros da sigla arquitetam uma reconstrução do partido até 2020.
PSD – O prefeito Daniel Netto Cândido tem jogado com maestria quando falam em 2020, o prefeito quase sempre se faz de rogado dizendo, “não serei mais candidato”, mas deve ser decisivo nas composições e no destino de seu partido. Daniel tem na mesa os vereadores Déi do Gás e Rubia Tamanini como possíveis vices do MDB, caso seja mantido o acordo entre os partidos.
PPS – O vereador Heriberto Eurides de Souza, o Betinho, quase no mesmo dia em que assumiu na câmara de vereadores lançou-se como pré-candidato a prefeito em 2020. Como candidato a deputado-estadual o vereador alcançou sozinho mais de 4 mil votos no município e viu seu nome ser alavancado na corrida para 2020, sendo colocado por muitos como a terceira maior força política do município.
PSC – O Partido Social Cristão está sob novo comando, tendo como presidente da sigla a Pastora Fernanda Adone, o partido trabalha para levar o nome da pastora como possível candidata na majoritária em 2020. Fernanda é pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular e atualmente preside o Conselho Municipal dos Pastores da cidade.
PSL – Com a mais jovem executiva do estado, o PSL de São João Batista pavimenta a vinda do vereador Juliano Peixer para concorrer ao pleito de 2020 pela sigla. Há boatos de uma tentativa de aproximação com o ex procurador do município Jeyson Puel (MDB). Internamente os Pesselistas cogitam o nome do jovem advogado Mário Teixeira como possível vice de Peixer. O professor Gregório Filho, o Gorinho, também é especulado e deve estar com o partido.
Fonte: Clubei
Mais lidas de hoje