10/08/23 às 21h21
Atualizado em 23/12/24 às 12h56
Visualizações: 497
No primeiro semestre de 2023, a Arteris Litoral Sul, responsável pela administração das rodovias BR-116, BR-376 e BR-101 nos estados do Paraná e Santa Catarina, registrou 223.232 casos de evasões de pedágio em suas praças. Para lidar com essa questão, a concessionária implementou, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um novo sistema de monitoramento e registro de evasões de pedágio em pistas automáticas, com ênfase na praça de Porto Belo.
O sistema surge como uma resposta direta para enfrentar o problema das evasões nas pistas automáticas, responsáveis por 87% das evasões registradas. Desde 2015, a Arteris e a ANTT têm dedicado esforços conjuntos para desenvolver um sistema capaz de garantir a segurança dos usuários das rodovias.
José Júnior, Gerente de Operações da Regional Sul da Arteris, destacou a importância do novo sistema: "A implantação deste sistema é um marco importante para a segurança e eficiência da nossa operação. Com ele, poderemos detectar, registrar e combater as evasões de pedágio de forma mais ágil e precisa, gerando mais confiança aos usuários e auxiliando nas ações de segurança viária."
A evasão de pedágio, além de configurar infração, pode resultar em acidentes, especialmente quando o motorista aproveita a abertura da cancela da pista automática para evadir. O sistema visa não apenas coibir essa prática, mas também aumentar a confiança dos usuários e melhorar a segurança viária.
O sistema de gestão de evasão de pedágio, desenvolvido em colaboração com a empresa de tecnologia Pumatronix, utiliza câmeras com tecnologia OCR para captar e registrar as placas dos veículos infratores. Após validação dos dados, a ANTT emite a infração de forma automatizada e tecnológica.
Esse novo sistema, além de facilitar a identificação de padrões de evasão, permite a geração de relatórios precisos e uma gestão mais eficiente, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas pela concessionária e autoridades competentes.
Fonte: Vipsocial
Mais lidas de hoje