09/06/20 às 10h10
Atualizado em 10/05/25 às 21h54
Visualizações: 207
O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, informou através de suas redes sociais na manhã desta segunda-feira (08) que foi vítima do golpe do boleto.
De acordo com a publicação, a sua imagem estaria sendo usada por golpistas. Os criminosos estariam mandando mensagens e fazendo ligações via WhatsApp usando sua foto no perfil de uma conta falsa. Em seguida, era solicitado que a vítima pagasse um boleto.
O prefeito fez um alerta para que as pessoas tomem muito cuidado com pedidos de ajuda ou solicitação de qualquer natureza via aplicativo.
O golpe
Desde que foi lançado, o Whatsapp vem mudando a vida das pessoas, tanto no que diz respeito à comunicação quanto nos afazeres do dia a dia. Hoje em dia pode se fazer quase tudo através dele, desde conversas simples entre amigos, até reuniões de grupos, chamadas de vídeo, negociações, publicidade e transferência de dados.
Mas como tudo na vida tem dois lados, há também quem utilize esta ferramenta tecnológica para obter vantagens indevidas e prejudicar pessoas. Uma das maneiras encontradas por estelionatários tem sido o envio de boletos falsos, através de perfis falsos. Pensando ser uma cobrança real, ou um pedido de ajuda de uma pessoa conhecida, as pessoas acabam baixando o documento em seu smartphone e fazendo o pagamento.
Acontece que neste tipo de golpe o dinheiro não vai para a conta e nem mesmo para o banco especificados no boleto. E quando o usuário percebe, já é tarde demais. Os casos vêm se multiplicando em todo o país.
Denuncie
O cidadão pode informar ações deste tipo através dos números: Disk denuncia 181 e 3665 6560, ou ainda, pelo whatsApp (47) 9 8803 077. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fonte; Clubei
Mais lidas de hoje