03/04/25 às 20h20
Atualizado em 04/04/25 às 10h40
Visualizações: 45
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (3) que o PIX parcelado deve ser disponibilizado ao público a partir de setembro de 2025. A nova função permitirá que o consumidor parcele compras com pagamento instantâneo ao vendedor, tornando-se uma alternativa direta ao cartão de crédito tradicional.
Segundo o BC, a medida tem o objetivo de estimular o uso do PIX no varejo, principalmente em transações de valores mais altos, e beneficiar quem não tem acesso ao crédito tradicional. A operação funcionará com o pagamento integral ao lojista no momento da compra, enquanto o valor será debitado em parcelas da conta do comprador.
Já a função do PIX como garantia de empréstimos está prevista para 2026, devido à complexidade da infraestrutura necessária. A funcionalidade será voltada a empresas e estabelecimentos comerciais, permitindo o uso de valores futuros a receber via PIX como garantia em operações de crédito.
Outra novidade anunciada pelo Banco Central é a possibilidade de solicitação de devolução de valores em casos de golpe ou fraude, diretamente pelo autoatendimento nos aplicativos bancários. A nova ferramenta entrará em vigor a partir de 1º de outubro e visa acelerar a contestação de transações indevidas, aumentando as chances de recuperar os valores transferidos.
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje