13/06/17 às 11h11
Atualizado em 23/06/24 às 18h42
Visualizações: 8
No ano passado, um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública se preocupava com o número elevado de estupros no país. O Brasil havia registrado pouco mais de 45 mil casos em 2015 – 24% deles nas capitais, segundo a FBSP. Neste ano, ainda, o Fórum realizou uma pesquisa que mostrava a percepção da população sobre crimes de assédio e a vitimização de mulheres brasileiras. Segundo o levantamento, 66% dos brasileiros presenciaram uma mulher sendo agredida fisicamente ou verbalmente em 2016.
Os números de Santa Catarina demonstram que as investigações e as prisões relacionadas aos crimes coíbem o aumento gradativo dos estupros, embora ainda não esteja em sua solução máxima. Quanto a estupro de adolescente, os números caíram de 2016 para 2017, em uma variação de 8% até 20% para menos. As tentativas de estupro contra criança também caíram do ano passado para este: 50%. Estupro de mulher, por sua vez, ainda mantém uma certa preocupação. Caiu apenas 3% de um ano para o outro. No ano passado, no período de janeiro até maio, foram 148. Neste ano, foram 143. Enquanto isso, o estupro decorrente de violência doméstica aumentou em 25% e 50%.
A Coordenadora das DPCAMIs, Delegada Patrícia Zimmerman D’Ávila, indica que o aumento desses números da violência doméstica está diretamente ligado ao aumento das denúncias sobre esses crimes, todavia. “Tudo se passar por uma questão de confiança da vítima no sistema, no apoio que ela receberá, e na integração, no trabalho conjunto com a saúde, educação e assim por diante”, descreve a Delegada.
No último ano, as vítimas também passaram a contar com o auxílio do 180, uma ferramenta que permite a mulher denunciar os abusos pelo telefone. O disque 180 começou a funcionar em fevereiro do ano passado. Em 2016, ele registrou cerca de 1,6 mil de registros/ano.
Já Chapecó também conta com a Patrulha Maria da Penha, que objetiva monitorar e garantir o cumprimento das medidas protetivas, no acompanhamento das situações de violência contra a mulher.
DEIX
Mais lidas de hoje