21/11/18 às 08h08
Atualizado em 26/11/24 às 03h05
Visualizações: 136
A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, através da Delegacia de Polícia de Tijucas, em conjunto com a Polícia Militar, deflagra na manhã desta quarta-feira (21/11) a denominada Operação Leviatã, que apura a prática de tráfico de drogas e organização criminosa na cidade de Tijucas, especialmente no loteamento Jardim Progresso, conhecido como "Sem Terra".
Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão, 4 apreensões de adolescentes e 20 mandados de busca e apreensão. Com mais de 100 policiais nas ruas, participam da operação policiais civis das Delegacias Regionais de Balneário Camboriú, Itajaí, São José, Brusque, Blumenau e Joinville e policiais militares do Batalhão de Balneário Camboriú e região, BOPE e Canil Central.
A investigação desenvolvida há mais de 4 meses identificou indícios de autoria e prova da materialidade de que os investigados compõem organização criminosa de âmbito estadual, com estrutura ordenada para o tráfico de drogas. Destaca-se a posição de liderança de mulheres, que assumiram o papel no tráfico de drogas de cônjuges que hoje estão presos, cooptando adolescentes para o crime.
A organização criminosa agia como um estado paralelo no bairro, colocando terror na comunidade, praticando crimes graves na região, expulsando e ameaçando moradores, realizando atentados com disparo de arma de fogo, crimes patrimoniais e até crimes contra a vida. Os investigados assumiam diversas funções hierarquicamente escalonadas para viabilizar o tráfico de drogas no local e uma de suas líderes, inclusive, pretendia assumir cargos políticos na cidade. Ela é popularmente conhecida como Jo da Marmita.
"Leviatã" é a principal obra do filósofo Thomas Hobbes (1651), que defendia a existência de um contrato social e que o caos ou a guerra civil - situações identificadas como um estado de natureza - só poderia ser evitado por um governo forte. Desta forma, com a retomada do controle na área, planejam-se ações para uma maior presença do poder público e de políticas públicas que fortaleçam a comunidade e desconstitua o tráfico de drogas.
Fonte: G1 /SC
Mais lidas de hoje