27/05/18 às 13h13
Atualizado em 18/11/24 às 20h39
Visualizações: 514
A Ponte Bulcão Viana foi inaugurada em 20 de abril de 1930, durante o governo de Hercílio Luz, para ser a ligação entre Florianópolis e o norte do Estado, Desde a colonização do litoral catarinense era por ali que passavam tropeiros, cargueiros e viajantes em animais de montaria.
Para sua construção foi utilizado o aço restante da famosa Ponte Hercílio Luz, além da sustentação por pilares de pedra e concreto.
Embora em condições precárias, há muitos anos gritando por socorro, a ponte Bulcão Vianna abrigou todo o fluxo de veículos leves, motos, animais de montaria, veículos de tração animal e pedestre que iam ou vinham do Pernambuco, Timbé, Sorocaba e Itinga.
Infelizmente o pilar da margem direita foi sendo escavado pelo próprio rio, até que o barranco alcançou a sua base. O pilar então desmoronou para dentro do rio e a metade sul da ponte se curvou para baixo.
Reconhecimento
A obra se tornou um referencial na paisagem urbana da cidade e um ícone no cotidiano dos moradores. Sendo assim, um bem material relevante para a história local, isto é, um patrimônio histórico de Tijucas.
Desde que fora construída, a ponte nunca passou por grandes reformas e com a construção da BR 101 e diminuição do seu fluxo de veículos ela passou a ser menos utilizada.
Após tantos anos de utilização e sem os devidos reparos, a degradação da estrutura se agravou seriamente, resultando na interdição da ponte há quatro anos, porém muitas pessoas continuaram transitando mesmo sabendo da ameaça de desabamento.
O tombamento da ponte, e uma obra de restauração seriam medidas necessárias para reverter esse quadro de abandono e garantir sua preservação. As soluções da Prefeitura de Tijucas para o caso revelam incertezas sobre qual será o futuro da ponte. Estamos de olho!
Esse texto está sendo publicado pelas alunas Aline Guedes e Lais Bressan Doneda juntamente com a professora Lilian Fabre, da disciplina de Patrimônio Histórico e Arquitetônico, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UDESC, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da Ponte Bulcão Viana e a sua preservação.
Mais lidas de hoje