16/06/23 às 19h19
Atualizado em 20/01/25 às 00h12
Visualizações: 430
magem: Reprodução/ACIP
A prefeitura de Porto Belo, em Santa Catarina, emitiu o alvará de construção para o Molhe do Rio Perequê nesta semana, permitindo o início das obras em breve. O projeto, que inclui a criação de um novo ponto turístico e a melhoria das condições da água, é financiado pela Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP). As informações são da colunista Dagmara Spautz ao NSC Total.
O plano de construção detalha um molhe principal com 360 metros, um secundário com cerca de 200 metros de extensão e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento. Estas estruturas vão formar uma dársena, com uma área de passeio e lazer sendo construída no centro.
A construção dos molhes tem um duplo propósito. Além de fornecer um novo ponto turístico, a estrutura deverá melhorar a turbidez da água, diminuir a influência da maré do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas, minimizando a acumulação de sedimentos na orla marítima.
“Além de contribuir para a limpeza da praia e deslocamento do rio, inclusive para a contenção de enchentes, certamente vai se tornar um novo atrativo turístico para Porto Belo”, afirmou o prefeito da cidade, Joel Lucinda.
O projeto e o licenciamento ambiental foram doados pela ACIP. A associação também será responsável pelo custeio da obra, que tem um investimento previsto de R$ 13 milhões, substituindo a outorga onerosa paga ao município. A ACIP acredita que, além de melhorar as condições do balneário mais visitado de Porto Belo, a obra transformará a área em um novo cartão postal da cidade.
Fonte: Dagmara Spautz/NSC Total
Fonte: Visor Notícias
Mais lidas de hoje