21/08/18 às 14h14
Atualizado em 11/01/24 às 20h02
Visualizações: 14
O Município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde, já está apto a realizar exames de dermatoscopia, que pode diagnosticar o câncer de pele. O dermatoscópio foi disponibilizado através do programa de telemedicina do Governo do Estado e já está instalado no Centro de Atenção Especializado em Saúde (Caes) da cidade.
A secretária de saúde Jainara Nordio explica que o aparelho permite avaliar lesões pigmentadas da pele, podendo distinguir entre lesões benignas suspeitas ou altamente suspeitas de melanoma, além do diagnóstico de psoríase, eczema e outros.
"O exame preventivo tem precisão de diagnóstico de até 97% de acerto, preservando o paciente de cirurgias desnecessárias. Também levamos em consideração nossas maiores possibilidades de diagnosticar lesões ainda em fase inicial, aumentando as chances de cura" - explica.
O dermatoscópio aumenta a imagem em 10 a 70 vezes com um microscópio e gera imagens que são arquivadas em computador.
O prefeito Emerson Stein esteve no CAES e pôde entender como funciona o aparelho. "Este é um grande passo para a saúde pública do Município. Sabemos o quanto é importante o diagnóstico precoce e esperamos assim poder contribuir consideravelmente no tratamento de nossos pacientes" - diz o prefeito.
Os encaminhamentos para a realização do exame é feito através das Unidades de Saúde dos bairros, onde é feito o primeiro atendimento ao paciente. Os exames são realizados pela enfermeira Michelle Sant Ana e a técnica em enfermagem Adriana Braga.
Mais lidas de hoje